segunda-feira, 21 de maio de 2012

Entrevista de David Cronenberg com TV alemã!

Alemão



Francês




Tradução:


Tradução:

Chegando em Toronto, é provável que vá para o seu hotel em um carro de gangster. David Cronenberg vive em Toronto, um ambiente limpo e frio, como megalópole americana.
Em Cosmópolis, em competição no Festival de Cinema de Cannes, denuncia o mundo financeiro. Eric Packer, o personagem principal é um bilionário jovem e o homem mais poderoso em Nova York. Ele está fazendo o negócio em sua limusine enquanto a cidade está à beira do caos. Ele está adaptando o romance de Don DeLillo, para seu filme n º 20.

David:... "Você tem que pegar o livro para se adaptar, mas é uma adaptação literal, senão você irá falhar você tem que aceitar que você está fazendo um filme e não traduzindo um livro, ja que você está fazendo uma coisa nova. Só me custou seis dias para escrever o roteiro e, acreditem, é um registro. Você pode levar um ano para escrever um roteiro. Mas aqui, 6 dias foram o suficientes, porque o enredo já está trabalhado em um foco para o filme. Os três primeiros dias, eu apenas copiei o diálogo sem mudar nada, mas eu coloquei na forma de um script. E então os próximos 3 dias, eu adentrei nas filmagens. Mas depois que eu escrevi os diálogos, eu me perguntava se eu fiz um filme. E a resposta era sim para mim . Foi um filme realmente bom. No entanto, eu não mudei nenhuma linha no diálogo. A personagem interpretada por Juliette Binoche, tem apenas uma cena no filme, mas é uma cena muito longa. No livro, está em seu apartamento Nova York, mas eu coloquei a cena na limusine. eu pensei que era mais interessante para colocá-los de uma forma mais restrita. Porque ele tem o poder, forçando as pessoas a vir a ele e seus funcionários devem ir para sua limusine para vê-lo. Eric na cena com Juliette, prefiro que ver você as veja, não que ir para sua casa.

É uma metáfora. Quando você está dentro desta limo de luxo, com todas as telas, bebidas, alimentos, e há até mesmo banheiros. Temos tudo o que quiser, mas não estamos no mundo real. Na verdade, quando estamos no limousine, é como estar na mente de Eric. Ele se senta em sua própria cabeça. É semelhante a estar em um submarino, é ao mesmo tempo hostil e estranho. É como estar debaixo da água e só conseguir respirar dentro da limusine. Se ele sai, obviamente, "se afoga". Ao longo do filme, ele descobre que está aprisionado e não tem absolutamente nenhuma liberdade. Não culpo apenas o sistema, mas é como se o sistema houvesse contaminado seu corpo. Do ponto de vista político, podemos dizer que é o capitalismo que o escravizou. Então, procurando uma maneira mais escura e mais perigosa para ser livre. Sua mulher diz, "Livre para quê? À ruína e à morte?" E ele respondeu "Sim".

Comecei a pensar sobre isso quando eu estava fazendo The Fly. Eu estava pensando em Samuel Beckett, dramaturgo irlandês, o texto é simples e austero. Mas para além desta austeridade e simplicidade, há grande complexidade. Isso é que é interessante para mim. Eu gostei dos diretores de cinema, como Fellini. Ele fez filmes excelentes e voluptuosos, mas não do meu temperamento. Eu encontrei a minha própria sobriedade, se é que podemos chamá-la assim. Uma espécie de austeridade, ascetismo. Não muitas filmagens e tomar apenas alguns (eu acho que se refere à tomada de um filme). Eu não multiplico os ângulos. Com a maturidade, sabemos o que queremos e seremos mais precisos. Nós sabemos o que vai funcionar. Então, definitivamente sinplifico as filmagens.

Eu sempre fui cuidadoso com o dinheiro, mas eu não entendo. Costumo ler a imprensa financeira, mas as palavras que eles usam são mais abstratos que a filosofia de Heidegger. Nós inventamos o dinheiro. Existe um recurso natural. Ele vem da sociedade. No entanto, não podemos controlar-lo. Temos a nossa própria vida e podemos destruir as pessoas. Assim, a minha relação com o dinheiro é muito simples. Não investo o dinheiro no complexo. Eu não estou interessado. Eu tento fazer o mais simples possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindos ao Eterno Twilight, um site brasileiro totalmente dedicado à universo da Saga Twilight e a atriz Kristen Jaymes Stewart e Robert Thomas Pattinson.