segunda-feira, 15 de outubro de 2012

►Dez Perguntas Para Kristen Stewart

Confira a seguir uma entrevista condedida por Kristen Stewart em Cannes ao Site theartsdesk, na qual ela fala sobre a fama, “On the Road” e filmagens.

O elenco de “On the Road” é um embaraço de riquezas. Tem o Viggo Mortensen, no alto de listas de favoritos atores contemporâneos de muitas pessoas, com um retrato de William Burroughs; talentosos atores britânicos, Sam Riley e Tom Sturridge, como Kerouac e Ginsberg; Kirsten Dunst e Elizabeth Moss, e Steve Buscemi.

Mas a que trouxe mais bilheteria é a mais jovem de todas. Kristen Stewart pode ter apenas 22, mas começou a atuar aos nove anos, e ela agora é uma veterana de 26 filmes, além disso, seu papel mais conhecido é o de uma certa Bella Swan, a heroína vampira da franquia Crepúsculo, cujos quatro filmes até agora arrecadaram $ 2 bilhões, e fizeram dela uma das pessoas mais conhecidas do mundo. Não é nenhuma surpresa que ela está na frente e centro de todos os cartazes.

Não que o diretor Walter Salles cinicamente descontou no sucesso de Stewart, colocando-a como Marylou, quando ela era adolescente, antes do fenômeno Crepúsculo. “O compositor Gustavo Santaolalla tinha visto um dos primeiros cortes de Sean Penn, de “Into the Wild” e ficou tão impressionado que ele me disse: ‘Não procure mais ninguém para Marylou – apenas conheça essa garota’”, lembra o diretor. “Kristen era realmente tudo o que estávamos procurando. Ela conhecia o livro muito bem e ela entendeu a essência da Marylou -. Um espírito independente, uma jovem mulher que estava à frente de seu tempo .”

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES<<LER MAIS>>



O sucesso de Crepúsculo, obsessão adolescente tem obscurecido o potencial de Stewart como atriz. Foi lá para todos verem na moleca, vestida com camiseta sendo filha de Jodie Foster (ela própria uma estrela infantil estimada) em “Panic Room”, e como cantora adolescente com uma queda pelo jovem aventureiro condenado de “Into the Wild”, e ela está lá no Crepúsculo, onde ela transmite de forma convincente o desejo estranho da Bella de 18 anos de idade, olhando sedenta, francamente, como seu namorado vampiro.

Kerouac baseou Marylou na primeira esposa de Neal Cassady, Luanne Henderson, que se juntou a Cassady e Kerouac em suas viagens de estrada em toda a América, e foi uma das mulheres que Salles descreve como “heroínas silenciosas” do clássico. Theartsdesk falou com Stewart sobre o papel, quando o filme estreou no Festival de Cinema de Cannes deste ano, em que a jovem mulher que tem vergonha da mídia pareceu sair de sua concha em defesa apaixonada do filme.

Assista ao trailer de On the Road

DEMETRIOS MATHEOU: Quando você leu pela primeira vez “On the Road”?

Kristen Stewart: Quando eu tinha 14 anos. Ele estava em uma lista de leitura, na verdade, no meu primeiro ano. Os outros títulos incluídos eram “The Scarlet Letter” e “The Great Gatsby” – que eu amo – mas “On The Road” parecia mais divertido do que qualquer um deles. Eu sabia que era sobre contra-cultura e quando você tem 14 anos e colocar bottons de anarquia em sua mochila é apenas o que você se atrai.

DEMETRIOS MATHEOU: Você pode dizer mais sobre o que lhe atraiu?

KRISTEN STEWART: As personagens. Eu sou do Valley, eu venho de uma família muito confortável, muito feliz, mas o tipo que você pode se tornar preguiçoso e complacente. Quando li pela primeira vez “On the Road” eu percebi que eu estava em um ponto na vida em que você pode começar a escolher quem os seus familiares são, no sentido de quem são seus amigos, em vez de ser colocado em torno de pessoas e circunstancialmente tornando-se perto. Obviamente, quando você é uma criança você não tem muito controle disso. Mas quando eu li sobre esses personagens que eu pensei, “Eu tenho que encontrar pessoas como estas, que vão empurrar-me, que não comprometem em seus desejos, mesmo se eles são diferentes do normal.” É um livro muito fundamental. E ele realmente me informou como eu gostaria de viver.

DEMETRIOS MATHEOU: E como isso está acontecendo? Deve ser difícil viver livremente, para animar as tendências, quando você é parte da máquina de Hollywood.

KRISTEN STEWART: É engraçado, à partir de uma perspectiva externa, eu sei que parece que eu não tenho liberdade, mas não é tão verdadeiro. Eu tenho mais liberdade agora. Eu me sinto muito mais livre parar fazer o que eu quero fazer. É difícil não parecer banal, mas eu não me privo de nada, e eu não permito que outros me privem de nada.

DEMETRIOS MATHEOU: Dito isto, muitas vezes você parece desconfortável presa no centro das atenções.

KRISTEN STEWART: Acho que é ridiculamente embaraçoso me considerar “valor de venda” – e isso é, literalmente, tudo o que eles estão fazendo. Eu nunca, nunca quero ser uma mercadoria. Alguns atores têm perfeitamente formado, cultivadas, fabricadas personalidades que se apresentam para o público, e eles são muito bons nisso – eles são grandes atores – você assisti qualquer talk show e pensa : “Como é que eles fazem?”, mas, no final isso tem um preço sério. Você começa dando pedaços de si mesmo, e você não os leva de volta. Na tentativa de satisfazer tantas pessoas diferentes, você perde a sua identidade, você vira um ninguém. Eu acho que quando você de repente acredita que a pessoa na barra está olhando para você por qualquer outra razão que o fato de você fazer filmes, está tudo acabado acabou.

DEMETRIOS MATHEOU: Walter Salles criou o que ele chamou de um acampamento “beatnik” em Montreal antes das gravações, para você e seus colegas de elenco se familiarizarem com o mundo dos beats. Quais foram os aspectos mais úteis, para você?

KRISTEN STEWART: A Filha de LuAnne, Anne Marie Santos, veio visitar-nos e passou um dia sentada comigo na varanda, conversando. Isso foi tão emocionalmente estimulante. E Gerry Nicosia, que escreveu [biografia Kerouac] “The Memory Babe”, veio com horas e horas de entrevistas gravadas com LuAnne. Quando nós os ouvimos, de repente, ela tinha uma voz, e todos nós nos apaixonamos por ela. Eu amo Marylou, a personagem é muito viva, ela pula para fora da página e te soca. Mas conhecendo a filha de LuAnne, e ouvindo as fitas me conectei a ela como uma pessoa real.
Ao contrário de Jack e Neal, LuAnne não estava se rebelando contra nada, ela estava apenas sendo ela mesma, estando com as pessoas que amava. Para mim, conhecer esta mulher tornou muito mais fácil evitar a caricatura do objeto sexual. Ela realmente é esta incrível ligação entre os dois rapazes, é uma grande declaração para fazer, mas que a aventura não poderia ter acontecido sem ela.

DEMETRIOS MATHEOU: O livro não é particularmente lisonjeiro sobre LuAnne. Alguns sentem que representação do livro sobre das mulheres é muito machista.

KRISTEN STEWART: Acho que é uma crítica estranha. Não é história das meninas, então não é totalmente explicado, elas estão do lado de fora as coisas. É um romance, não uma biografia. Quando LuAnne leu pela primeira vez “On the Road”, ela foi com Jack e Neal e Al Hinkle, e Jack estava surtando, ele estava tão assustado, ele estava dizendo: “Eu estava bravo com você quando eu escrevi isso e eu sei que não foi realmente assim que aconteceu, mas é mais interessante assim, é mais colorido. ” Então, ele também estava ciente daquilo. Ele se desculpou muito com ela, e ela estava tipo, “Leve-o, ele é seu, você é meu amigo, eu te amo.” Isso realmente diz algo sobre ela.

DEMETRIOS MATHEOU: Eu acredito que o campo de treinamento também serviu como um exercício para se enturmarem.

KRISTEN STEWART: Tratava-se de muito mais do que a pesquisa. Nos conhecemos tão bem no acampamento que fomos capazes de confiar completamente que toda essa preparação estaria em nossos ossos, de modo que quando ele veio para fotografar, não pensei mais nisso. Aprender a dançar com Garrett, por exemplo – você não dança com cada pessoa da mesma maneira, por isso precisava estar com ele. E eu acho que vale a pena na tela.

Garrett, Sam e eu precisávamos nos sentir seguros e completamente dispostos a perder o controle um com o outro. Esta experiência foi incomparável, para mim. Eu geralmente sou muito auto-consciente sobre correr pela cidade com a minha cara de fora, mas eu não me importo com nada, porque eu estava com esses caras. Eu adorei. Eu vivi mais nessas quatro semanas, do que eu costumo fazer.

DEMETRIOS MATHEOU: Walter diz que você é destemida. É verdade?

KRISTEN STEWART: Não! Eu estava apavorada com este papel. Eu sabia que ia interpretar Marylou desde que eu tinha 16 anos. E graças a Deus eu cresci um pouco, porque eu era uma jovem de 16 anos “muito mais jovem” do que LuAnne com 16 anos. Nós fizemos o filme, quando eu tinha 20 anos, o ponto perfeito. Mas eu amo me pressionar, eu amo me assustar. Eu realmente queria fazer as cenas de sexo. Enquanto você está sendo realmente honesto não há nada para se envergonhar.

DEMETRIOS MATHEOU: Como as filmagens desse filme se comparam com as de Crepúsculo?

KRISTEN STEWART: Ambas eram sérias. Acho que a diferença entre as duas adaptações foi a abordagem para o script. Em Crepúsculo eu estava religiosamente obcecada com linhas perfeitas, porque eu amava, e eu os queria de uma certa maneira, e eu sabia que os fãs também, porque eu sou um deles. Em “On the Road” minhas expectativas são muito semelhantes para qualquer fã de Beat – você não quer algo cuidadosamente embalado e artificial e entregue. Uma versão mais verdadeira do que este livro seria linhas que foram esquecidas e redescobertas no momento. Você quer assistir impulso, você quer ver as pessoas cairem e levantarem e não saberem o que vai acontecer a seguir.

DEMETRIOS MATHEOU: Você diria que “On the Road” tem uma relevância para a geração jovem de hoje?

KRISTEN STEWART: Eu não acho que a contra-cultura jamais saiu do holofote. É por isso que o livro nunca se tornou irrelevante.

FONTE // EternoTwlight

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindos ao Eterno Twilight, um site brasileiro totalmente dedicado à universo da Saga Twilight e a atriz Kristen Jaymes Stewart e Robert Thomas Pattinson.