terça-feira, 17 de setembro de 2013

'Estou ciente de estar em uma fase crucial na minha vida', diz Robert Pattinson a Revista Madame Le Figaro Francesa!


Em entrevista à Revista francesa 'Madame Le Figaro', Robert Pattinson afirma também que “Quando você é atingido por um fenômeno como Crepúsculo, é difícil imaginar a vida de forma diferente depois na mente do público. Eu pensei que não faria… Tal sucesso pode se tornar uma prisão dourada. Estou ciente de estar em uma fase crucial na minha vida. Todas as escolhas que faço hoje vão definir meu futuro para sempre. A pressão é enorme, eu estou constantemente me perguntando ‘eu fiz a escolha certa?’. Mas, ao mesmo tempo, posso deixar o medo me controlar”. Confira abaixo toda a entrevista na íntegra.

O novo ícone do perfume Dior Homme, a estrela de Crepúsculo, se recusa a deixar a fama sugar o sangue dele. Aos 27 anos, o ídolo que é muito britânico exige a sua ambição artística e sua fome feroz pela liberdade. Encontrando-se com um cavalheiro da new wave.

Ele é a estrela da saga Crepúsculo e só jura por Jean-Luc Godard. Ele é um ídolo caçado. Ele adora nada mais do que festas entre amigos. Ele é alegre, pessimista, ousado e ansioso.

Quando você tem que fazer um retrato de Robert Pattinson, você tem que apontar inconsistências e tentar entender por que este homem de 27 anos, que não poderia ter sido preparado para enfrentar essa fama canibal – dá um sentido especial à palavra “liberdade”. Alguns são mais livres do que outros, mas não ele, lutando contra a solidão, ele está tentando se soltar.

Um ano após o término da saga Crepúsculo – o que o levou ao grupo apertado de atores mais bem pagos em Hollywood – o cara britânico impaciente quer viver de forma diferente do que na pele translúcida de um vampiro romântico que eletrifica meninas.

CONTINUAR VENDO

No Beverly Hills Hotel – edifício lendário em Los Angeles, onde Marilyn Monroe amava Yves Montand – nós fomos encontrá-lo em uma suíte super protegida, longe da histeria dos fãs e das lentes. Há um sentimento intenso no ar. O ator está em uma fortaleza. Robert Pattinson não está aqui para defender um filme, mas desta vez um novo papel: embaixador do perfume Dior Homme, após Jude Law. Um grande surpresa para a casa francesa, já que Pattinson é o jovem da vez, com uma imagem pura e uma aura internacional. Ele personifica a figura mais pueril e rock’n'roll: foi a fotógrafa Nan Goldin que clicou a campanha.

Primeira avaliação: Robert Pattinson possui o charme do mais reservado. Sua roupa? O look para se ver através de paredes (calça jeans e uma camisa azul marinho). Sua expressão? Inclinadamente, observando você como você não pensaria. Ele balbucia suas palavras, dúvidas e crenças colidem. Robert Pattinson mostra um nervosismo comum aos fumantes polêmicos – “não pode fumar” pode ser lido em sua suíte de luxo.

Em voz baixa, pesando cada palavra, o ator expressa sua necessidade de fazer uma reviravolta. “Quando você é atingido por um fenômeno como Crepúsculo, é difícil imaginar a vida de forma diferente depois na mente do público. Eu pensei que não faria… Tal sucesso pode se tornar uma prisão dourada. Estou ciente de estar em uma fase crucial na minha vida. Todas as escolhas que faço hoje vão definir meu futuro para sempre. A pressão é enorme, eu estou constantemente me perguntando ‘eu fiz a escolha certa?’. Mas, ao mesmo tempo, posso deixar o medo me controlar”.

Sua transformação começou no ano passado em Cosmópolis, de David Cronenberg. Com o papel de um comerciante poderoso que observa o fim do capitalismo dentro de sua limusine, ele tem que ler uma nova categoria. Algo mais grave, com o risco de perturbar seus fãs antigos. “Cosmópolis é o filme da minha vida. Eu não me considerava um ator antes, mesmo se eu tivesse 10 anos de atuação nas costas. Eu sempre me senti como uma fraude, e inapropriado. Eu duvido muito. David Cronenberg me deu confiança em mim mesmo. Ele mudou a minha forma de agir e pensar nesta indústria”.

O filme exibido no Festival de Cinema de Cannes foi elogiado pelos críticos e concedeu-lhe a credibilidade certa. Até agora, seus esforços dramáticos tinham passado despercebidos. Era a maldição da beleza? “Americanos realmente não sabem sobre Cannes ou eles não se importam, mas para um cara Inglês como eu, é essencial. Desde criança, eu fantasiava em posar em frente às fotos do evento e eu colecionava os DVDs dos filmes premiados. Em Cannes, tudo parecia certo, porque eu era reconhecido pelos meus companheiros”.

Desde então, Rob está tentando libertar-se dos laços que algemaram ele a liberdade dos caminhos de riscos.

A partir de agora, ele revela a sua natureza artística com as escolhas mais ousadas. Este cinéfilo experiente, que conta com Jacques Audiard entre seus diretores favoritos, acabou de filmar cinco filmes todos diferentes uns dos outros, de cinema d’auteur a blockbusters inteligentos.É The Rover, um faroeste futurista do jovem diretor australiano David Michôd (Animal Kingdom). Em seguida, um filme biográfico sobre o explorador Gertrude Bell, Queen of the Desert, no qual ele interpreta Lawrence da Arábia. Ele vai vê-lo também em Hold on to Me , um drama com Carey Mulligan e, em seguida, um thriller psicológico, Mission: Blacklist, de Eric Maddox .

Mas o projeto que lhe agrada mais é o único que reúne ele com seu mentor, David Cronenberg. Na verdade, ele terminou de filmar Maps to the Stars com Viggo Mortensen e Julianne Moore. “Eu trabalhei com diretores que esqueceu ao longo do caminho a ideia de seu próprio projeto. Com David, podemos ter certeza de que no final haverá um filme com todo o seu conteúdo, o que é raro. Após 40 anos nesta profissão, ele ainda se preocupa com o que ele faz com o mesmo nível de exigência que ele tinha no início de sua carreira. Eu gostaria de ser como ele um dia”.

Apresentado como “satírico e extremo” pelo diretor canadense, o filme oferece uma visão cínica sobre as falhas de Hollywood. “É uma comédia mordaz, obscura e seriamente engraçado”, platéia Robert Pattinson. O tema faz alusão a como é fácil para os atores se tornarem loucos nesta indústria. “É rude, mas é verdade”, rindo, ele acrescenta: “Claro, estamos falando de estrelas que não estão mais aqui. Não acho que isso ainda acontece!”

Começando com os perigos do sistema, Robert Pattinson não ignora nada. Na verdade, para ele, que se tornou do dia para a noite em objeto de uma cultura louca, quando ele não podia sair de sua casa sem ser assediado por groupies perigosos. Aquele cuja idas e vindas são registradas por um exército de paparazzis que acompanham ele sem parar. Aquele cujo rompimento com Kristen Stewart estampou as manchetes de todos os jornais.

Em uma época onde a visibilidade e exibicionismo dos tweets são glorificados, Robert Pattinson está tentando bloquear metodicamente tudo o que rodeia sua vida privada.

Um curso de ação … mais como uma questão de sobrevivência. “É violento, é bizarro … eu queria há muito tempo manter uma vida normal, o que acontecia antes de Crepúsculo. Finalmente entendi que não valia a pena lutar. Que não é possível, é isso. Acho que amaria viver a fama quando a internet e o Twitter não existiam. Hoje, todo mundo pode tirar uma foto sua, onde e quando quiser. Todo mundo pode fazer você dizer tudo e o oposto, enquanto vocês está se escondendo atrás de uma tela de computador”.

Nascido em Londres, em uma família bem de vida, Pattinson não é de um círculo pobre. Sua mãe trabalha em uma agência de modelos e seu pai importa carros de colecionador. Ele tem duas irmãs mais velhas. “Minha família e meus amigos próximos são o meu ponto crucial, com eles nenhum fingimento é possível”.

Músico, ele se juntou a uma aula de teatro quase por acidente. Ele não está tentando construir sua lenda após os fatos, mas diz a sua iniciativa com honestidade: “Eu estava escondido pela timidez um dia, num restaurante, meu pai ouviu um grupo de garotas bonitas falando de aulas de teatro. Ele me disse ‘Vá se inscrever, você pode encontrar alguém!’. Eu fiz isso… e não acabei mal!” Quatro anos mais tarde , ele se torna amigo de Harry Potter (Daniel Radcliffe) na quarta parte da franquia de bruxos. Então… nada. Três anos de testes mal sucedidos .

Quando Robert Pattinson finalmente se presta ao papel em Crepúsculo, ele estava prestes a desistir de atuar. Mais do que ninguém , ele sabe que o sucesso é frágil. Talvez seja por isso que ele acena distância do estrelato.

Agora ele está à frente da principal lista de atores que são importantes em Hollywood. Ele dito como rentável ao ponto onde um filme pode ser construído sozinho em seu nome. Isso o diverte. “Você sabe, eu ainda tenho que ir para audições, para convencer os diretores que eu sou o homem para o trabalho. Nem mesmo há seis meses, me disseram que não. Para The Rover, eu tive que lutar para conseguir o papel. Eu fui contratado e eu realmente espero que seja um grande filme, porque eu adorei filmar isso”. Ele acrescenta, “Eu devo muito a sorte, eu nunca pensei que nada disso iria acontecer, mas eu nunca duvidei também que coisa boa estava esperando por mim”.

Seu maior medo? Comportamento desonroso. “Eu admiro atores como Joaquin Phoenix ou Daniel Day-Lewis, porque eles só fazem o seu trabalho e muito bem também. Eles são atores como um todo, com uma precisão insana. Isso é tudo que eu quero ser, ator”. Robert Pattinson liberta a si mesmo, de sua própria relutância. Até agora, ele impetuosamente cada proposta para uma campanha comercial. Ele aceitou se tornar o novo rosto da Dior Homme após Jude Law.

Quando se trata de explicar esse paradoxo, a estrela não se coíbe “Eu sempre achei perigoso para um ator estar associado a um produto comercial porque ele suga a sua imagem. Mas eu amadureci, eu evoluí e é fato que a Dior me deu total liberdade para levar a cabo um projeto artístico, bem, eu estava convencido. Eu amei a sua ousadia e sua criatividade. Queria aproveitar esta publicidade como um curta-metragem. Quando vi as primeiras imagens da campanha, quando eu mesmo vi, eu pensei que talvez eu estivesse começando um novo capítulo na minha vida…”

Pattinson optou por trabalhar com o diretor francês Romain Gavras. O curta-metragem em preto e branco é elegante, inebriante com a energia, a sua estética contemporânea – muito Nouvelle Vague – seduz. Tudo isso equilibrado pelo som estridente de Whole Lotta Love do Led Zepplin. Sexy, Robert Pattinson encarna um homem que quer viver milhares de vidas, intensamente, e quer amar completamente, mesmo sabendo que só vai ter uma. Não seproibir de qualquer coisa, explorar suas emoções, ignorar as normas… tais são os objetivos de Robert Pattinson, livre e com pressa de escrever sua própria história.


FONTE//

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindos ao Eterno Twilight, um site brasileiro totalmente dedicado à universo da Saga Twilight e a atriz Kristen Jaymes Stewart e Robert Thomas Pattinson.